Como registrar despesas em outras moedas?

Modificado em Thu, 30 Mar 2023 na (o) 03:46 PM

No Espresso, tanto em sua versão gratuita como corporativa, o usuário pode registrar suas despesas em várias moedas diferentes.


Para registrar suas despesas em diferentes moedas, basta clicar no sinal que representa as moedas e selecionar a desejada:



Como o Espresso define o valor automático da cotação?


São muitas as possibilidades de cotações de moedas disponíveis ao redor do mundo.

Como o Espresso não possui a informação exata de estabelecimento, data e hora da compra da sua moeda estrangeira, foi preciso o desenvolvimento de um sistema que consultasse as principais cotações do dia em que a despesa foi registrada e, assim, selecionasse a cotação mais aproximada.

Sendo assim, o aplicativo busca as principais cotações do dia, faz uma média entre elas, e seleciona essa média como sendo a cotação ideal.

Se a cotação selecionada automaticamente pela plataforma não for a mesma que você pagou, basta editar para o valor de sua preferência.

Também é possível registrar despesas em moedas estrangeiras sem que elas sejam convertidas, no entanto, para utilizar essa funcionalidade é preciso que o administrador da conta Espresso ative essa opção no menu Funcionalidades.


E se eu precisar alterar a cotação da minha despesa?


Editar a cotação utilizada na despesa é super fácil!

No momento em que a moeda desejada for selecionada, no cadastro ou edição da despesa, aparecerão dois campos editáveis: cotação e imposto.

Para editar a cotação, basta digitar o valor em Reais que equivale a cada unidade da moeda utilizada. Feito isso, o Espresso considerará automaticamente a cotação escolhida e o valor total da despesa será recalculado.


Como informar a porcentagem paga de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF)?


Quem tem o costume de adquirir moedas internacionais sabe: é preciso pagar uma porcentagem do imposto IOF, o que aumenta o seu gasto.

Para que o Espresso considere na sua despesa o valor pago de IOF, basta informar a porcentagem paga no campo que aparece abaixo da cotação. Assim, o Espresso considerará, no valor final da despesa, o valor de cotação + a porcentagem paga em impostos.

Saiba mais sobre alteração de cotação e IOF clicando aqui.


Esperamos que esse artigo possa te ajudar a compreender mais sobre o funcionamento da plataforma Espresso! Caso tenha dúvidas ou feedbacks nos envie em suporte@espressoapp.com.br



Este artigo foi útil?

Que bom!

Obrigado pelo seu feedback

Desculpe! Não conseguimos ajudar você

Obrigado pelo seu feedback

Deixe-nos saber como podemos melhorar este artigo!

Selecione pelo menos um dos motivos

Feedback enviado

Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo