Duplo fator de autenticação

Modificado em Thu, 27 Apr 2023 na (o) 03:51 PM

O Duplo Fator de Autenticação (2FA) é uma camada extra de segurança e proteção no momento do login, para evitar acessos indevidos a conta e confirmar a identidade do usuário. Para utilizar o 2FA é necessário que o usuário tenha instalado algum aplicativo autenticador, para isso recomendamos o Google Authenticator, totalmente gratuito e seguro. 


O usuário pode ativar e desativar a funcionalidade tanto na plataforma web, quanto no aplicativo do Espresso. Ao ativar o 2FA, o usuário precisa manter o aplicativo autenticador instalado no seu dispositivo para conseguir acessar sua conta.



Para ativar o 2FA no aplicativo:

  • Basta clicar no seu perfil > Senhas e segurança > Duplo fator de autenticação > Clicar para ativar ou desativar o 2FA.
  • Em seguida, um código será gerado para o usuário utilizá-lo no aplicativo autenticador e habilitar a funcionalidade. 
  • Logo depois que o usuário inserir o código no aplicativo autenticador, outro código será gerado nesse mesmo aplicativo, só que agora o usuário deve usar esse código no aplicativo do Espresso. Lembrando que esse último código gerado tem validade de 30 segundos, após esse período o código será atualizado automaticamente e o anterior não será mais válido. 


Pronto, o duplo fator de autenticação foi ativado. Agora, toda vez que o usuário for logar no aplicativo do Espresso, após digitar a senha, será solicitado o código que é gerado no aplicativo autenticador no momento dessa ação. 

 

IMPORTANTE: logo após a ativação da funcionalidade, serão gerados três códigos reserva para o usuário utilizar quando for fazer o login, caso o usuário perca o acesso ao aplicativo autenticador. Recomendamos que o usuário guarde esses códigos por segurança. 




Para desativar a funcionalidade no aplicativo, basta seguir o mesmo caminho mostrado no vídeo anterior, a única diferença é que o usuário vai precisar informar sua senha para concluir a desativação. 


Para ativar o 2FA na Web:

Na plataforma web, o administrador da conta consegue ver se os usuários estão com a funcionalidade ativa ou desativada.

  • Para ativar e desativar a funcionalidade na plataforma web, o usuário deve clicar nas suas informações de cadastro no canto superior direito > Minha conta  > Clicar nos três pontinhos localizados logo abaixo das informações de cadastro > Senhas e segurança >  Clicar para ativar ou desativar o 2FA.
  • Um passo a passo de como configurar o duplo fator de autenticação será aberto, e basta seguir para configurá-lo e assim, ativar a funcionalidade.
  • Para configurar e ativar, o usuário deve abrir o aplicativo autenticador em seu celular e fazer a leitura do QR Code que aparece no passo a passo na plataforma Espresso. Feito isso, o usuário deve clicar em “Avançar” e utilizar o código que foi gerado no aplicativo autenticador para preencher o campo de confirmação na plataforma. Lembrando que esse último código gerado tem validade de 30 segundos, após esse período o código será atualizado automaticamente e o anterior não será mais válido. 


Pronto, o duplo fator de autenticação foi ativado. Agora, toda vez que o usuário for logar na plataforma do Espresso, após digitar a senha, será solicitado o código que é gerado no aplicativo autenticador no momento dessa ação. 


IMPORTANTE: logo após a ativação da funcionalidade, serão gerados três códigos reserva para o usuário utilizar quando for fazer o login, caso o usuário perca o acesso ao aplicativo autenticador. Recomendamos que o usuário guarde esses códigos por segurança.  



Esperamos que esse artigo possa te ajudar a compreender mais sobre o funcionamento da plataforma Espresso! Caso tenha dúvidas ou feedbacks nos envie em suporte@espressoapp.com.br



Este artigo foi útil?

Que bom!

Obrigado pelo seu feedback

Desculpe! Não conseguimos ajudar você

Obrigado pelo seu feedback

Deixe-nos saber como podemos melhorar este artigo!

Selecione pelo menos um dos motivos

Feedback enviado

Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo