Guia de Ativação do Duplo Fator de Autenticação (2FA) – Espresso

Modificado em Seg, 7 Jul na (o) 10:25 AM

O Duplo Fator de Autenticação (2FA) é uma camada extra de segurança que exige duas etapas para confirmar sua identidade: sua senha e um código gerado por um aplicativo autenticador, como o Google Authenticator, recomendado por ser gratuito e seguro.

Como Funciona o 2FA?

Ao fazer login, após inserir sua senha, você deve informar um código temporário gerado pelo aplicativo autenticador. Esse código é único, tem validade curta e não pode ser reutilizado, dificultando acessos não autorizados.



Para ativar o 2FA no aplicativo:

  • Basta clicar no seu perfil > Senhas e segurança > Duplo fator de autenticação > Clicar para ativar o 2FA.
  • Em seguida, um código será gerado para o usuário utilizá-lo no aplicativo autenticador e habilitar a funcionalidade. 

 


Para ativar o 2FA na Web:

Na plataforma web, o administrador da conta consegue ver se os usuários estão com a funcionalidade ativa ou desativada.

  • Para ativar a funcionalidade na plataforma web, o usuário deve clicar nas suas informações de cadastro no canto superior direito > Minha conta  > Clicar nos três pontinhos localizados logo abaixo das informações de cadastro > Senhas e segurança >  Clicar para ativar o 2FA.
  • Um passo a passo de como configurar o duplo fator de autenticação será aberto, e basta seguir para configurá-lo e assim, ativar a funcionalidade.


Como Configurar:

Para configurar e ativar, o usuário deve abrir o aplicativo autenticador em seu celular e fazer a leitura do QR Code ou copiar a Chave de Configuração disponível que aparecem no passo a passo na plataforma Espresso.  Feito isso, o usuário deve clicar em “Avançar” e utilizar o código que foi gerado no aplicativo autenticador para preencher o campo de confirmação na plataforma. Lembrando que esse último código gerado tem validade de 30 segundos, após esse período o código será atualizado automaticamente e o anterior não será mais válido. 


Pronto, o duplo fator de autenticação foi ativado. Agora, toda vez que o usuário for logar na plataforma do Espresso, após digitar a senha, será solicitado o código que é gerado no aplicativo autenticador no momento dessa ação. 


IMPORTANTE: logo após a ativação da funcionalidade, serão gerados três códigos reserva para o usuário utilizar quando for fazer o login, caso o usuário perca o acesso ao aplicativo autenticador. Recomendamos que o usuário guarde esses códigos por segurança.  



O que fazer em casos de "Código inválido"?


Uso de Aplicativo Autenticador:

Se você informou o código correto gerado pelo aplicativo autenticador, mas a plataforma ainda assim retorna a mensagem de "Código inválido", tente as seguintes ações:


  1. Verifique a data e hora do seu celular: Certifique-se de que a data e hora do seu celular estão configuradas para atualização automática. Isso é crucial para que o aplicativo de autenticação funcione corretamente e o código gerado seja validado.
  2. Atualize o aplicativo de autenticação: Se os códigos no aplicativo não forem atualizados automaticamente, feche o aplicativo e abra-o novamente. Isso ajuda a carregar as novas informações e a gerar um código válido.




É possível resetar a configuração do 2FA?


Se você perder o acesso aos códigos da sua conta - seja porque apagou a conta do app autenticador ou trocou de celular - nosso time de suporte será responsável por te ajudar com isso. Basta seguir essas instruções:


  • Envie uma foto nítida da frente e do verso do seu RG, CNH ou outro documento oficial de identificação, junto com uma selfie sua segurando o documento, para o email suporte@espressoapp.com.br.


Esse procedimento é necessário para confirmar sua identidade e garantir que o acesso à sua conta seja seguro. Todas as informações enviadas serão tratadas com total confidencialidade e usadas exclusivamente para esse propósito. Assim que recebermos e validarmos as informações, faremos o reset do 2FA na sua conta.



Esperamos que esse artigo possa te ajudar a compreender mais sobre o funcionamento da plataforma Espresso! Caso tenha dúvidas ou feedbacks nos envie em suporte@espressoapp.com.br



Este artigo foi útil?

Que bom!

Obrigado pelo seu feedback

Desculpe! Não conseguimos ajudar você

Obrigado pelo seu feedback

Deixe-nos saber como podemos melhorar este artigo!

Selecione pelo menos um dos motivos
A verificação do CAPTCHA é obrigatória.

Feedback enviado

Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo