Pensando na otimização e organização do registro das despesas da sua empresa, o Espresso possui o menu "Classificação de despesas". Nele você encontra as classificações por Categorias e Subcategorias, Tags, Centros de Custos, Projetos e Cartões Corporativos. Tudo para facilitar ainda mais o seu controle de despesas. Confira:
Todas as Classificações de Despesas no Espresso podem ser definidas como públicas ou restritas. Aquelas configuradas como públicas ficarão disponíveis para utilização de todos os usuários; já as classificações restritas ficarão disponíveis apenas para usuários selecionados e vinculados a elas.
Abaixo, vamos explicar cada uma das classificações disponíveis no Espresso. Além disso, em cada classificação terá um link para que você possa consultar o passo a passo para configurá-la:
- Classificação de despesas por Categorias:
As categorias de despesas do Espresso são pré definidas na plataforma e não podem ser excluídas ou editadas, com exceção da categoria de quilometragem que pode ser desativada. Elas são distribuídas em: Alimentação, Transporte, Hospedagem, Quilometragem e Outros. O preenchimento da categoria é obrigatório.
- Classificação de despesas por Subcategorias:
As subcategorias são personalizáveis, portanto é nelas que a empresa deverá adicionar as especificidades de gastos de seus colaboradores. Por exemplo, se for importante para a empresa que os gastos de Alimentação sejam separados em café da manhã, almoço e jantar, essas são as subcategorias que deverão ser adicionadas dentro da categoria Alimentação. O preenchimento da subcategoria pode ser definido como obrigatório ou opcional.
Aprenda a configurar as categorias e subcategorias acessando: Classificação de despesas com categorias e subcategorias de gastos
- Classificação de despesas por Tags
As tags também são personalizáveis e podem ser usadas para inserir diversos tipos de informações na despesa, como por exemplo clientes, nome do projeto, cidade, viagem. O seu preenchimento pode ser definido como obrigatório ou opcional.
Aprenda a configurar as TAGS acessando: Classificação de despesas e adiantamentos com TAGS
- Classificação de despesas por Centros de Custos (Alocação de Custos)
A alocação de custos é personalizável e pode ser usada pra alocar, ratear e selecionar os usuários que podem lançar despesas em cada centro de custos. Além das possibilidades de rateio e de associação de usuários, os centros de custos também podem ser informados nas solicitações de adiantamento. Como a maior parte das empresas identificam os gastos por centros de custos, o Espresso já fornece esse nome como padrão, mas é possível alterar se for preciso. O preenchimento do centro de custo pode ser definido como obrigatório ou opcional.
Aprenda a configurar os Centros de Custos acessando: Como configurar a classificação de despesas por Centros de Custos.
- Classificação de despesas por Projetos
Os projetos são uma outra forma de classificação no Espresso. Também pode ser personalizada de acordo com o projeto que de fato, o colaborador está participando. Geralmente é utilizada para classificar os serviços prestados, deixando o relatório ainda mais completo. Nela é possível criar projetos públicos ou de visualização restrita, adicionar políticas de gastos aos projetos e ainda relacionar os projetos à prestação de contas dos funcionários. O seu preenchimento pode ser definido como obrigatório ou opcional.
Aprenda a configurar os Projetos acessando: Classificação de despesas por Projetos.
- Cartões Corporativos
O uso de cartões corporativos é muito comum no dia a dia das empresas. Sejam eles individuais ou designados por times, por exemplo, as despesas contraídas com cartão corporativo também precisam constar no relatório de despesa.
Aprenda a configurar os Cartões Corporativos acessando: Gestão de Cartões Corporativos.
Esperamos que essas classificações melhorem ainda mais o seu processo de controle de despesas corporativas. Em caso de dúvidas ou sugestões, entre em contato com o Suporte Espresso através do e-mail suporte@espressoapp.com.br
Este artigo foi útil?
Que bom!
Obrigado pelo seu feedback
Desculpe! Não conseguimos ajudar você
Obrigado pelo seu feedback
Feedback enviado
Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo