Classificação de despesas por centros de custos (Alocação de Custos)

Modificado em Wed, 17 Jan 2024 na (o) 04:36 PM

Uma das opções de classificação de despesas disponibilizada pelo Espresso, é a Alocação de Custos. Nela, é possível criar diversos centros de custos, de acordo com a realidade da sua empresa, e selecionar os usuários que podem lançar despesas em cada um deles, ou em mais de um, se for o caso.


No momento de registro das despesas, pode ser incluído mais de um centro de custos, de maneira que haja o rateio das despesas de acordo com as alocações. Os centros de custos também podem ser informados nas solicitações de adiantamento.


Como a maior parte das empresas identificam os gastos por centros de custos, o Espresso já fornece esse nome como padrão, mas é possível alterar, de acordo com o usual na sua empresa.


Abaixo, veja quais os passos devem ser seguidos para a criação de um centro de custo e suas especificidades:


No menu de "Configurações" no canto esquerdo da plataforma, acesse as "Classificações de despesas" > escolha a aba de "Centros de custos" (ou o nome configurado por sua empresa) > para a criação de um novo centro de custo, basta clicar no ícone de "+" no canto inferior direito da tela:



Os centros de custos podem ser criados como públicos e, automaticamente ficarão disponíveis para todos os usuários utilizarem. Ou podem, também, ser criados como restritos. Nesse formato, além de informar o nome, é necessário também informar quais os usuários que estarão vinculados a eles. 

 

Como desativar ou excluir um Centro de custo?


Os centros de custos podem ser desativados e/ou excluídos. Ao desativar um centro de custos, ele será movido para a aba de "desativados" e só então ficará disponível para exclusão.


É importante ressaltar que a opção de excluir é definitiva. Portanto, se você deseja manter o histórico dos centros de custos desativados é preciso mantê-los desativados e não excluídos.


Abaixo, um exemplo de como realizar desativação de um centro de custo:




Esperamos que esse artigo possa te ajudar a compreender mais sobre o funcionamento da plataforma Espresso! Caso tenha dúvidas ou feedbacks nos envie em suporte@espressoapp.com.br

Este artigo foi útil?

Que bom!

Obrigado pelo seu feedback

Desculpe! Não conseguimos ajudar você

Obrigado pelo seu feedback

Deixe-nos saber como podemos melhorar este artigo!

Selecione pelo menos um dos motivos

Feedback enviado

Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo