Como funciona o Antifraude?

Modificado em Thu, 01 Feb 2024 na (o) 05:46 PM


No Espresso, você conta com a funcionalidade Antifraude, que tem como objetivo auxiliar os aprovadores a identificar erros e possibilidades de fraude tornando, assim, o processo de reembolso da empresa mais seguro e livre de falhas.


Mas, como isso é feito? 


O Antifraude conta com uma tecnologia que compara o texto do comprovante com os dados preenchidos pelo colaborador no momento de registrar suas despesas, gerando alertas quando identifica informações inconsistentes ou violação de políticas da empresa. Vale ressaltar que, os alertas do Antifraude são mostrados tanto na web quanto no aplicativo e aparecem dentro das despesas dos relatórios submetidos dessa maneira:




Quando esses alertas podem surgir?

  • Quando o comprovante está ilegível
  • Quando a data informada não foi encontrada no comprovante
  • Quando o comprovante é antigo
  • Quando alguma despesa infringe as regras cadastradas em Políticas de despesas
  • Quando o valor informado não foi encontrado no comprovante
  • Quando o comprovante similar a algum comprovante anexado anteriormente 


E o que fazer quando receber uma despesa com alertas? 


  • É possível desconsiderar um alerta:

Em alguns casos o Antifraude pode gerar alguns alertas que o aprovador precisará ignorar. Por diversos motivos um aprovador pode optar por não acatar o alerta gerado, por isso, nessa situação os aprovadores poderão clicar na opção Ignorar, assim o alerta será ignorado pela plataforma.



Para exemplificar, aqui estão alguns casos que podem acontecer:

  • Alerta de data não compatível: este caso acontecerá quando a data do comprovante não for a mesma data preenchida pelo colaborador na despesas.
  • Valor informado diferente do valor do comprovante: colaborador almoçou em um restaurante e tomou um copo de chopp mas, segundo as regras da empresa, bebidas alcóolicas não são reembolsadas. Sendo assim, ele tirou foto do comprovante mas no momento de registrar o valor da despesa, subtraiu o valor do chopp, então o comprovante ficou com valor diferente do informado.


  • É possível reprovar a despesa solicitando correções:

Pode ser que seu colaborador envie uma despesa que não se encaixa nos critérios de reembolsáveis da sua empresa. Sendo assim, o procedimento será o de reprová-la. Caso alertas tenham sido gerados nessa despesas, ao clicar no botão Reprovar Despesa o sistema abrirá, automaticamente, uma guia informando a inconformidade encontrada pelo Antifraude e os alertas se tornarão observações que podem ser editadas:



Esperamos que esse artigo possa te ajudar a compreender mais sobre o funcionamento da plataforma Espresso! Caso tenha dúvidas ou feedbacks nos envie em suporte@espressoapp.com.br


 

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