Recebi uma solicitação de revisão de relatório, e agora?

Modificado em Fri, 29 Dec 2023 na (o) 02:33 PM

Quando um aprovador decide que um usuário precisa fazer algum ajuste em um relatório, este aprovador retornará o relatório para o solicitante. Para saber mais sobre esta ação, leia: Retornar relatório - funcionalidade que permite a revisão/edição de despesas.


Ao receber um relatório retornado você deve, primeiramente, identificar em qual relatório a solicitação foi realizada. Para isso basta acessar o menu Relatórios no app, como mostra a imagem abaixo:



Ao entrar na lista dos seus relatórios, você verá a separação entre relatórios enviados e relatórios "Em revisão". Lembrando que você precisa tomar alguma ação com os relatórios retornados, seja ela reenviar o relatório depois de fazer ajustes ou desistir do relatório excluindo-o.


Depois de identificar qual é o relatório com problemas, você deve ler o motivo da solicitação de revisão que é apresentado como mostra a imagem abaixo, além de verificar se alguma despesa do relatório foi reprovada.



Você pode fazer as seguintes ações em um relatório em revisão:


Editar classificações do relatório:

Caso seja necessário alterar a descrição do relatório ou o time, você pode clicar no ícone de "Caneta" que se encontra ao lado de cada uma dessas classificações:




Excluir o relatório:

O relatório enviado pode ter perdido a validade e, por isso, as despesas contidas nele não deverão ser reembolsadas ou abatidas de adiantamento. Neste cenário, você pode excluir o relatório, no entanto, deve tomar muito cuidado pois isto fará com que as despesas sejam excluídas também e você não terá mais acesso à elas.




Adicionar despesas:

Pode ser que você tenha esquecido de enviar alguma despesa no seu relatório. Neste caso, você poderá adicionar ao seu relatório despesas que já estejam previamente registradas no app.


Você deverá usar a opção Adicionar despesa. Ela te mostrará uma lista de despesas que estão lançadas no app e você poderá escolher quais irá vincular ao relatório. Em seguida, basta clicar em Salvar no canto superior direito, como mostra o exemplo abaixo:



Desvincular despesas:

Em alguns casos, pode ser necessário desvincular uma despesa de um relatório porque ela não faz parte daquele contexto. Para isso, você deverá abrir a despesa que deseja desvincular e usar o ícone no canto superior direito como mostra o exemplo abaixo. Ao desvincular a despesa, ela voltará para a sua lista de despesas em aberto do app e continuará disponível para ser enviada em outro relatório.


 


Editar ou justificar despesas:

O aprovador do seu relatório pode ter reprovado alguma despesa. Neste caso a despesa ficará destacada dentro do relatório. Ao abrir esta despesa você verá o motivo da reprovação.


Você poderá editar a despesa, por exemplo, alterar o valor ou a imagem do comprovante. Para realizar a edição, acesse a despesa e clique no ícone de "Caneta" que aparece em um círculo azul no canto inferior da tela, conforme exemplo:




Caso você não concorde com o motivo da reprovação da despesa, você pode usar o campo justificativa para argumentar porque a despesa deve ser mantida como estava.


Reenviar o relatório:

Após ter feito as alterações necessárias no relatório, você deverá enviá-lo novamente para aprovação. Note que o app não aceitará o reenvio de um relatório que contenha despesas reprovadas sem alteração ou justificativa.


Ao reenviar o seu relatório, ele iniciará novamente o processo de aprovação. Caso sua empresa use um fluxo multinível de aprovações, este relatório entrará no primeiro nível deste fluxo.


Esta funcionalidade foi criada para facilitar a comunicação entre solicitante e aprovador. Esperamos que ela agilize o processo de avaliação e correção, assim você receberá o seu dinheiro de volta bem mais rápido!


Esperamos que esse artigo possa te ajudar a compreender mais sobre o funcionamento da plataforma Espresso! Caso tenha dúvidas ou feedbacks nos envie em suporte@espressoapp.com.br


 

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