Como funciona o cartão em caso de viagens internacionais?

Modificado em Tue, 02 Apr 2024 na (o) 03:05 PM

Exclusivo para cartões da bandeira Mastercard.



O cartão Espresso é válido para compras nacionais e internacionais.


Como regra geral para transações com cartão, as compras internacionais em qualquer moeda são convertidas para dólares americanos, e então são convertidas em real.

O Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) é uma taxa de 4,38% que incide nos cartões de crédito sobre compras online e em lojas físicas e saques internacionais. Já o Spread Bancário é usado para cobrir custos extras de operações financeiras, como impostos, despesas administrativas, entre outros gastos.


No cartão Espresso a taxa do IOF e do Spread Bancário é de 7,88% para compras realizadas a partir de 03/04/2024. A taxa foi reduzida em 0,12%. sobre o valor da compra internacional, convertida em reais. A cobrança da taxa constará na conta da empresa, com a identificação “Taxa de Spread Bancário e IOF”, e será consolidada em uma única vez, no dia primeiro de todo mês. É possível que usuários com perfil administrador e financeiro visualizem e acompanhem a rotina de cobrança da taxa pela plataforma web do Espresso.


Um alerta informando o valor da taxa será exibido na plataforma web para lembrar o usuário que a cobrança da taxa está próxima:


A cobrança será realizada caso haja saldo suficiente na conta para cobrir o valor total da taxa mas, caso não haja saldo suficiente na conta para a cobrança da taxa, o valor será debitado assim que o financeiro adicionar saldo na conta. O usuário com perfil financeiro pode adicionar o saldo na plataforma web no momento que o alerta aparecer ou fazer isso em outro momento:



Caso o usuário deixe para adicionar o saldo em outro momento esse alerta continuará aparecendo, e quando a cobrança seguinte do IOF estiver próxima, o alerta para lembrar o usuário também será exibido:



Outro ponto importante sobre a cobrança da taxa de IOF e do Spread Bancário é que as transações referentes a taxa têm até 30 dias para serem processadas. Nesse período elas podem ser estornadas, canceladas ou estornadas parcialmente:

  • Se uma compra e/ou saque é cancelada ou estornada, a taxa de IOF também será cancelada ou estornada;

  • Se uma compra for estornada parcialmente, o valor cobrado da taxa será reajustado de acordo com o valor final da compra.


É válido considerar na rotina de cobrança a verificação das transações que podem ter sofrido alguma alteração, para que o valor da taxa seja ajustado na próxima cobrança.

Esperamos que esse artigo possa te ajudar a compreender mais sobre o funcionamento da plataforma Espresso! Caso tenha dúvidas ou feedbacks nos envie em suporte@espressoapp.com.br



Este artigo foi útil?

Que bom!

Obrigado pelo seu feedback

Desculpe! Não conseguimos ajudar você

Obrigado pelo seu feedback

Deixe-nos saber como podemos melhorar este artigo!

Selecione pelo menos um dos motivos
A verificação do CAPTCHA é obrigatória.

Feedback enviado

Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo