No Espresso, você conta com a Central de Integrações, que permite a usuários com perfil de administrador ou financeiro configurar a integração de usuários do ERP Omie. Confira o passo a passo para realizar essa configuração de forma simples e prática:
1. Acessar a Central de Integrações
Para acessá-la, basta clicar na seção Integrações > Integrações para ERP's e selecionar o ERP Omie; conforme exemplo abaixo:
(clique na imagem para expandir)
2. Obter e Configurar as Chaves API
O próximo passo é inserir a App Key e App Secret da sua conta do Omie, no Espresso, e clicar em “Testar Conexão”:
Para ter acesso a essas chaves, é só logar na sua conta no portal Omie, e na seção “Meus aplicativos”, clicar no ícone da engrenagem, e clicar em “Resumo do App”:
(clique na imagem para expandir)
Nessa página, na seção “Chave de Integração (API)”, você terá acesso a App Key e App Secret da sua conta do Omie:
(clique na imagem para expandir)
3. Conectar a Integração
Essas são as chaves necessárias para iniciar a conexão da integração, e você deve inseri-las nos seus respectivos campos no Espresso. Depois, é só clicar em Testar Conexão. É necessário inserir exatamente as mesmas chaves, caso contrário a conexão não será realizada.
(clique na imagem para expandir)
Com a conexão ativa, clique em Configurar Template. Escolha o tipo de integração, neste caso, Usuários, que permite criar e atualizar usuários no Espresso com base em Clientes e Fornecedores do Omie:
(clique na imagem para expandir)
(clique na imagem para expandir)
4. Configurar o Webhook no Omie
A configuração do webhook garante que as informações entre os sistemas sejam sincronizadas em tempo real. Para configurá-lo:
- Acesse o portal Omie no link: Omie Developer.
- Selecione seu aplicativo e clique em Adicionar novo Webhook.
(clique na imagem para expandir)
- Insira o link abaixo no campo Endpoint:
https://espresso-barista-production.herokuapp.com/api/v1/webhooks/omie/users
- Marque as opções:
- Cliente/Fornecedor Alterado
- Cliente/Fornecedor Excluído
- Cliente/Fornecedor Incluído
(clique na imagem para expandir)
- Clique em Salvar.
5. Cadastrar e Inserir a Tag “Espresso”
- No Omie, acesse a aba de Clientes/Fornecedores e crie uma tag com o nome "Espresso". Caso precise de ajuda, siga este guia completo.
- Após criar a tag, insira seu nome no campo correspondente no Espresso e clique em Configurar.
(clique na imagem para expandir)
6. Sincronizar Usuários
Com a configuração concluída:
- Sempre que cadastrar um Cliente ou Fornecedor no Omie, inclua as informações obrigatórias como nome, e-mail e a tag Espresso.
- Sincronize a integração no Espresso e acompanhe a importação dos usuários.
(clique na imagem para expandir)
(clique na imagem para expandir)
7. Resolver Erros de Integração
Caso faça o cadastro com alguma informação faltante, ou apresente algum erro, você terá acesso à página de erros encontrados dentro do Espresso.
Esta seção lista erros na integração de usuários com o ERP, mostrando detalhes como o nome, o email e o identificador no ERP. Para cada erro, é possível "Arquivar" ou ver o "Log" e os "Eventos Relacionados".
(clique na imagem para expandir)
8. Acompanhar o Histórico de Ações
Ao acessar a aba de Histórico de Ações, você terá acesso às integrações:
(clique na imagem para expandir)
Cada linha representa uma atividade registrada, permitindo ao usuário acompanhar o histórico de alterações ou tentativas de sincronização, com dados claros sobre ação, usuário e data.
(clique na imagem para expandir)
Seguindo este guia, sua integração entre o Espresso e o Omie estará configurada para otimizar o gerenciamento de usuários e garantir a atualização automática das informações.
Esperamos que esse artigo possa te ajudar a compreender mais sobre o funcionamento da plataforma Espresso! Caso tenha dúvidas ou feedbacks nos envie em [email protected]
Este artigo foi útil?
Que bom!
Obrigado pelo seu feedback
Desculpe! Não conseguimos ajudar você
Obrigado pelo seu feedback
Feedback enviado
Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo