Omie: Integração de Usuários

Modificado em Ter, 3 Dez na (o) 4:05 PM

No Espresso, você conta com a Central de Integrações, que permite a usuários com perfil de administrador ou financeiro configurar a integração de usuários do ERP Omie. Confira o passo a passo para realizar essa configuração de forma simples e prática: 


1. Acessar a Central de Integrações


Para acessá-la, basta clicar na seção Integrações Integrações para ERP's e selecionar o ERP Omie; conforme exemplo abaixo: 


(clique na imagem para expandir)


2. Obter e Configurar as Chaves API


O próximo passo é inserir a App Key e App Secret da sua conta do Omie, no Espresso, e clicar em “Testar Conexão”: 


Para ter acesso a essas chaves, é só logar na sua conta no portal Omie, e na seção “Meus aplicativos”, clicar no ícone da engrenagem, e clicar em “Resumo do App”:


(clique na imagem para expandir)


Nessa página, na seção “Chave de Integração (API)”, você terá acesso a App Key e App Secret da sua conta do Omie:


(clique na imagem para expandir)


3. Conectar a Integração 


Essas são as chaves necessárias para iniciar a conexão da integração, e você deve inseri-las nos seus respectivos campos no Espresso. Depois, é só clicar em Testar Conexão. É necessário inserir exatamente as mesmas chaves, caso contrário a conexão não será realizada.


 

(clique na imagem para expandir)


Com a conexão ativa, clique em Configurar Template. Escolha o tipo de integração, neste caso, Usuários, que permite criar e atualizar usuários no Espresso com base em Clientes e Fornecedores do Omie:


(clique na imagem para expandir)


(clique na imagem para expandir)


4. Configurar o Webhook no Omie 


A configuração do webhook garante que as informações entre os sistemas sejam sincronizadas em tempo real. Para configurá-lo:

  • Acesse o portal Omie no link: Omie Developer.
  • Selecione seu aplicativo e clique em Adicionar novo Webhook.


(clique na imagem para expandir) 


  • Insira o link abaixo no campo Endpoint

https://espresso-barista-production.herokuapp.com/api/v1/webhooks/omie/users

  • Marque as opções:
    • Cliente/Fornecedor Alterado
    • Cliente/Fornecedor Excluído
    • Cliente/Fornecedor Incluído


(clique na imagem para expandir) 


  • Clique em Salvar.


5. Cadastrar e Inserir a Tag “Espresso” 

 


  • No Omie, acesse a aba de Clientes/Fornecedores e crie uma tag com o nome "Espresso". Caso precise de ajuda, siga este guia completo.
  • Após criar a tag, insira seu nome no campo correspondente no Espresso e clique em Configurar.


(clique na imagem para expandir)


6. Sincronizar Usuários 


Com a configuração concluída:

  • Sempre que cadastrar um Cliente ou Fornecedor no Omie, inclua as informações obrigatórias como nome, e-mail e a tag Espresso.
  • Sincronize a integração no Espresso e acompanhe a importação dos usuários. 


(clique na imagem para expandir)


(clique na imagem para expandir)


7. Resolver Erros de Integração 


Caso faça o cadastro com alguma informação faltante, ou apresente algum erro, você terá acesso à página de erros encontrados dentro do Espresso.


Esta seção lista erros na integração de usuários com o ERP, mostrando detalhes como o nome, o email e o identificador no ERP. Para cada erro, é possível "Arquivar" ou ver o "Log" e os "Eventos Relacionados".


(clique na imagem para expandir)


8. Acompanhar o Histórico de Ações 


Ao acessar a aba de Histórico de Ações, você terá acesso às integrações: 


(clique na imagem para expandir) 


Cada linha representa uma atividade registrada, permitindo ao usuário acompanhar o histórico de alterações ou tentativas de sincronização, com dados claros sobre ação, usuário e data.


(clique na imagem para expandir)


Seguindo este guia, sua integração entre o Espresso e o Omie estará configurada para otimizar o gerenciamento de usuários e garantir a atualização automática das informações.



Esperamos que esse artigo possa te ajudar a compreender mais sobre o funcionamento da plataforma Espresso! Caso tenha dúvidas ou feedbacks nos envie em [email protected]

Este artigo foi útil?

Que bom!

Obrigado pelo seu feedback

Desculpe! Não conseguimos ajudar você

Obrigado pelo seu feedback

Deixe-nos saber como podemos melhorar este artigo!

Selecione pelo menos um dos motivos
A verificação do CAPTCHA é obrigatória.

Feedback enviado

Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo